Os Mercedes EQE e EQS têm um problema de concepção no sistema que suporta a bola de reboque. Um parafuso mal dimensionado corre o risco de afrouxar e permitir que o acidente aconteça, o que motivou o recall de 7810 unidades.

O regulador alemão de segurança rodoviária na Alemanha, a KBA, já levou a Mercedes a chamar à oficina 1746 unidades de ambos os modelos eléctricos, sendo que os restantes países, a esmagadora maioria europeus, adquiriram as restantes berlinas topo de gama germânicas. Em causa está a fixação do dispositivo de reboque, que para ser seguro exige uma determinada dimensão. Sucede que algumas unidades não são seguras.

De acordo com a imprensa germânica, os EQE e EQS envolvidos foram produzidos entre Fevereiro de 2021 e Março de 2022, totalizando mais de 7800 unidades potencialmente com defeito de produção. Entre estas, 1746 foram vendidas na Alemanha, o que deixa de fora um vasto número de veículos sob suspeita em circulação noutros países.

A Mercedes prevê que seja relativamente rápido verificar o sistema de reboque dos seus veículos defeituosos, não devendo ser necessário mais de sete horas. Caso seja detectada a anomalia, a substituição das peças envolvidas será realizada no momento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR