Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Um navio fretado pelas Nações Unidas deve partir da Ucrânia nos próximos dias com destino a África, depois de ter atracado no porto de Pivdennyi, localizado na cidade de Yuzhne, na costa do Mar Negro e perto de Odessa.

Oleksandr Kubrakov, ministro das infraestruturas da Ucrânia, também confirmou, na rede social Twitter, esta informação: “O navio de carga Brave Commander chegou ao porto marítimo de Pivdennyi. Brevemente o trigo ucraniano será entregue à Etiópia”. A Ucrânia, sublinhou, “tem o apoio de todo o mundo” e “fará todos os possíveis para evitar uma crise global” na alimentação.

O MP Brave Commander chegou ao porto de Pivdennyi na passada sexta-feira, confirmou o ministro onde recebeu um carregamento de mais de 23 mil toneladas de trigo. A Etiópia é um dos países mais atingidos pela crise alimentar na sequência de uma guerra civil, mas também de uma seca que está a apanhar a África oriental.

O navio tem como destino a Etiópia e será o primeiro transporte humanitário de produtos alimentares desde o início da guerra na Ucrânia no final de fevereiro. O navio vai navegar pelo “corredor de cereais” aberto no Mar Negro após uma negociação liderada pelas Nações Unidas e a Turquia. A carga foi financiada pelo programa alimentar da ONU, pela agência americana para o desenvolvimento internacional e por vários doadores privados.

O bloqueio dos portos ucranianos impediu milhões de toneladas de cereais de serem exportados para todo o mundo, penalizando sobretudos os países africanos e suscitando o receio de uma crise alimentar mundial. De recordar que, desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro, este será o primeiro navio de ajuda alimentar humanitária com destino ao continente africano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR