Relatórios confirmam que a Tesla homologou as novas baterias produzidas pela chinesa BYD, do tipo Blade, de forma a poder utilizá-las tanto nas fábricas norte-americanas como na europeia. Daí que o site alemão Teslamag tenha avançado que a Gigafactory Berlim já está a formar packs de baterias estruturais com células da BYD, destinados a equipar o Model Y com uma capacidade de 55 kWh (alegadamente 60 kWh brutos), inferior ao acumulador com 82 kWh que usa nos Long Range e Performance.

O recurso a baterias mais pequenas – para serem mais leves e baratas – em modelos da Tesla não é propriamente uma novidade, uma vez que já o Model 3 monta um pack com 60 kWh fornecido pela CATL (do tipo LFP), solução utilizada na versão Standard Range com apenas tracção traseira, entretanto denominada apenas Model 3. O que a marca norte-americana faz agora é alargar ao SUV eléctrico a estratégia já seguida pela berlina, para também o Model Y poder oferecer um preço inferior a quem possa conviver com um pouco menos de autonomia.

Como a produção de baterias em Berlim foi adiada, os modelos ali fabricados não usam as novas células 4680, maiores mas igualmente com mais densidade energética, mais seguras e mais baratas, mas sim as 2170 enviadas de Xangai. A possibilidade de utilizar as células da BYD não estava prevista, mas um dos argumentos a seu favor poderá ser a sua maior eficiência. De acordo com a Teslamag, o novo pack com menor capacidade do Model Y é 66 kg mais leve com células da BYD, comparativamente às da CATL do Model 3.

A autonomia estimada do Model Y com o pack da BYD é de 440 km, ou seja, apenas 93 km inferior aos 533 km do Model Y com a bateria de 82 kWh. Esta é uma redução menos importante do que a verificada no Model 3, que com a bateria pequena anuncia 491 km, ficando a 111 km dos 602 km de autonomia da versão Long Range. De recordar que, durante a apresentação das células Blade, a BYD afirmou que estas baterias LFP (lítio ferro-fosfato) seriam “indestrutíveis”, sendo capazes de suportar todo o tipo de maus-tratos sem revelar tendência para arder.

Se tivermos em conta a redução de custos existente entre o Model 3 com bateria grande e Dual Motor e a versão com acumulador mais reduzido e apenas tracção traseira, que ronda os 8000 euros (62.990€ para 54.990€), então é possível que um ganho similar seja atingido com o Model Y de tracção posterior e menos autonomia. Uma vez que o SUV Long Range é proposto por 66.990€, muitos clientes poderiam ver com agrado a chegada ao mercado português de um Model Y por apenas 58 mil euros, sobretudo porque abunda a oferta de menos autonomia e tracção apenas a um eixo entre a concorrência.

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