A Associação Guardiões da Serra da Estrela pediu esta segunda-feira apoio para os pastores deste território, atingido por um incêndio que destruiu mais de 14 mil hectares.

Numa informação enviada à Lusa, a associação refere que o mais necessário são “fardos de palha com grão, ração (maioritariamente para ovinos e caprinos), ração para gestantes, lactantes e crias”, além de “depósitos de água, tubagens, comedouros e bebedouros”.

Segundo a associação, os interessados em ajudar podem fazê-lo “com donativos em género (ração e fardos de palha), para alimentar os animais dos pastores que ficaram sem pasto para os seus animais”, e com donativos monetários, para se comprar os alimentos necessários e os fazer chegar aos pastores.

O apoio pode também ser dado “na recolha e transporte dos alimentos doados e entrega dos mesmos aos pastores”, na identificação dos “pastores afetados que precisem desta ajuda” e na divulgação deste apelo junto de quem puder ajudar.

Todos os apoios recebidos e entregues serão publicados em tabela própria no nosso website“, acrescenta a associação, segundo a qual será respeitada “a privacidade dos dadores e recetores, mas garantindo total transparência na sua aplicação”.

Na mesma informação a associação destaca que “os pastores da serra da Estrela são gestores do território por excelência e os poucos que persistem na sua atividade devem ser apoiados”, dado os “importantes serviços de ecossistema que prestam”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Neste momento difícil, precisam ainda mais da nossa ajuda, particularmente os que foram afetados pelos incêndios deste verão”, adiantam os Guardiões da Estrela.

À agência Lusa, o vice-presidente da associação, Manuel Franco, disse que neste momento estão contabilizados cerca de 2.500 animais afetados pelo incêndio na serra da Estrela, que “perderam pastagem, palheiros e água”.

Há também animais feridos, estando o levantamento em curso”, afirmou Manuel Franco, adiantando que a associação está a disponibilizar apoio veterinário de emergência.

Segundo o site, os Guardiões da Serra da Estrela “são uma associação ambiental que tem como missão promover o envolvimento da sociedade civil na recuperação da sustentabilidade dos ecossistemas da serra da Estrela e na proteção e conservação dos seus valores naturais e culturais”.

O fogo na serra da Estrela destruiu, segundo dados oficiais provisórios, mais de 14 mil hectares.

O incêndio teve origem na Covilhã, no dia 6, foi dominado após uma semana e ainda não foi considerado extinto.

Esta segunda-feira, às 14h45, estavam no terreno 472 operacionais, apoiados por 97 viaturas e um meio aéreo, de acordo com o sítio na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, segundo o qual o fogo é considerado em conclusão.