A possibilidade de apuramento para a final do lançamento do disco dos Europeus de Munique por parte de Liliana Cá era quase um dado adquirido, tendo em conta as marcas conseguidas este ano, os desempenhos feitos nas últimas provas internacionais e o momento das próprias adversárias que estariam presentes na competição. No entanto, a atleta portuguesa superou as melhores expetativas neste arranque de prova, abrindo até a possibilidade de poder estar na discussão das medalhas na fase decisiva.

Depois de ter começado o apuramento com um lançamento a 58,60 (que, no final, daria por si qualificação nas repescagens), Liliana Cá melhorou na tentativa seguinte para 62,78 e conseguiu no terceiro e último ensaio a marca de 65,21, melhor registo pessoal do ano e melhor marca do grupo B esta segunda-feira. Aí, só a alemã Kristin Pudenz conseguiu entrada direta na final, fazendo 64,25 na primeira tentativa.

Antes, no grupo A, também Irina Rodrigues tinha conseguido a qualificação, neste caso esperando pelo final dos dois grupos para passar à final como última repescada com 57,04, após ter feito antes 56,23 e depois uma tentativa nula. Aí, também só duas atletas conseguiram qualificação direta: a inevitável croata Sandra Perkovic, com 65,94 no último ensaio, e a alemã Claudine Vita, com 63,51 também no final.

Além das duas portuguesas e das qualificadas diretas (Perkovic, Pudenz e Vita), ficaram também apuradas para a final Shanice Craft (Alemanha, 62,64), Marija Tolj (Croácia, 62,51), Jorinde van Klinken (Países Baixos, 62,18), Lisa Brix Pedersen (Dinamarca, 59,40), Melina Robert-Michon (França, 58,85), Chrysoula Anagnostopoulou (Grécia, 8,13) e Jade Lally (Grã-Bretanha, 57,68). A prova decisiva do lançamento do disco será realizada esta terça-feira, depois da prata ganha por Auriol Dongmo no peso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR