Inês Henriques classificou-se esta terça-feira no nono lugar na prova de 35 km marcha dos Europeus de atletismo, na qual andou longo tempo em quinta e viu a colega Vitória Oliveira desistir.

Inês Henriques teve um desempenho exemplar até aos 25 quilómetros, altura em que parecia seguir confortável em quinta, a 3.14 da grega Antigoni Ntrismpioti, que agarrou o comando aos 18 quilómetros e nunca mais o largou.

A portuguesa começou, porém, a perder fulgor e, aos 28 quilómetros, já era oitava, a 5.19 minutos, caindo ainda mais um lugar para terminar em 2:58.34, a 11.35 do ouro.

Foi com bandeira da Grécia aos ombros e um enorme sorriso que Antigoni, de 38 anos, cumpriu as últimas centenas de metros da prova, concluída em 2:47.00 horas, batendo a espanhola Raquel González por 2.11 minutos e a húngara Viktoria Madarász, que fixou um novo recorde pessoal, por 2.59.

Há três semanas, Inês Henriques tinha sido 13.ª nos Mundiais de Eugene, nos Estados Unidos, com 2:51.12.

A portuguesa, de 42 anos, foi campeã mundial na primeira e única vez que houve 50km para mulheres em Mundiais de atletismo, em Londres 2017.

Na sua estreia em Europeus, Vitoria Oliveira, de 29 anos, queria ficar entre as 15 melhores, contudo acabaria por desistir, logo após os 20 quilómetros, quando seguia em 13.ª.ª, a 3.38 minutos da liderança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A bicampeã nacional dos 35 km marcha tinha sido 19.ª em Eugene, com 2:57.37.

A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até 21 de agosto e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.

A seleção portuguesa tem uma medalha de ouro, através do ciclista Iúri Leitão, que se sagrou campeão europeu de scratch, no ciclismo de pista, e uma de prata, de Auriol Dongmo no lançamento do peso.

Um final de ciclo pintado a prata e com recorde: Auriol Dongmo sagra-se vice-campeã europeia no lançamento do peso