A Águas do Norte iniciou uma empreitada de 800 mil euros no sistema elevatório de águas residuais de Vila de Punhe, em Viana do Castelo, com um prazo de execução de sete meses, foi nesta quarta-feira divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal adiantou que “os trabalhos agora iniciados compreendem a execução de um troço do sistema elevatório de águas residuais de Vila de Punhe, consistindo na instalação de cerca de 2,4 quilómetros de intercetor gravítico ao longo da Estrada Nacional (EN) 308, duas estações elevatórias, e cerca de 1,5 quilómetros de conduta elevatória”.

“Com a execução desta infraestrutura, a Águas do Norte pretende resolver os problemas de drenagem e tratamento de águas residuais em alta em várias freguesias do município de Viana do Castelo, nomeadamente nas freguesias de Vila de Punhe e Barroselas”, sustenta a empresa.

Segundo a Águas do Norte, com esta intervenção será “disponibilizada a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A empreitada foi adjudicada à empresa Boaventura & Boaventura, Lda.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em alta, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de áuas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos municípios) e em baixa (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

A empresa resultou da agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Simdouro – Saneamento do Grande Porto, integradas no grupo Águas de Portugal (AdP), detendo “a concessão por 30 anos da exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal”.