Foi nomeado um novo comandante da frota russa do Mar Negro, com base na Crimeia, após as recentes explosões na região anexada pela Rússia em 2014. A Reuters, que cita a agência russa RIA Novosti, refere que Viktor Sokolov foi o escolhido para substituir Igor Osipov.

Uma fonte disse à agência russa que Sokolov já foi apresentado aos membros do conselho militar da frota, no porto de Sevastopol. Refere também que é “normal” que esta nomeação não tenha sido publicamente anunciada, numa altura em que a Rússia está a desenvolver o que chama de “operação militar especial” na Ucrânia.

Esta segunda-feira, a Crimeia foi abalada por várias explosões, incluindo num depósito de munições russo em Dzhankoi e numa base militar em Gvardeyskoye. Os incidentes têm levantado questões sobre a responsabilidade da Ucrânia no assunto.

Sabotagem ou desmilitarização? O que está em causa nas novas explosões na Crimeia

Do lado de Moscovo, o ministério da Defesa diz ter-se tratado de um “ato de sabotagem” e garante que está a tomar as “medidas necessárias” para prevenir episódios semelhantes. Da parte de Kiev não chegou nenhuma confirmação oficial da autoria das explosões, apesar de uma dirigente ter dito ao New York Times que o ataque foi levado a cabo por uma unidade militar de elite da Ucrânia. Entretanto, o conselheiro de Zelensky, Mykhailo Podolyak, revelou que há uma “desmilitarização em curso” na região, avisando que a mesma poderá ser alvo de casos semelhantes nos “próximos dois ou três meses”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR