A Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa apelou esta quarta-feira a várias entidades para divulgarem os contactos da comissão numa altura em que muitos emigrantes estão no país, sensibilizando para a denúncia.

Até agora, a Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa recebeu vários testemunhos de portugueses emigrados em diversas partes do mundo, mas sobretudo Europa, adianta em comunicado.

Mais de 1.300 instituições da Igreja têm obrigação legal de denunciar qualquer suspeita de crime — mas os bispos não

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O apelo feito pelo coordenador da CI, Pedro Strecht, tem em atenção esta época do ano em que “um número muito significativo de portugueses” residentes no estrangeiro regressam a Portugal e caso algum tenha sido vítima de abusos sexuais por membros da Igreja Católica na infância ou adolescência saber onde pode dar o seu testemunho e denunciar a situação.

Papa decide demissão de D. Manuel Clemente em dois meses

Nesse sentido, solicita a todos os órgãos de comunicação social nacionais, regionais e locais que façam “uma nova e ampla divulgação” dos contactos da Comissão Independente esta semana e até ao final do mês.

No estrito âmbito do seu trabalho de dar voz ao silêncio, a Comissão deve continuar a apelar a todos os adultos que possam ter sido vítimas de tais atos enquanto crianças até aos 18 anos de idade para que possam dar o seu testemunho anónimo através dos contactos 917 110 000 ou por preenchimento de inquérito geral@darvozaosilencio.org“, justifica Pedro Strecht.

A Comissão Independente estende ainda este apelo a todas as Federações e Ligas respeitantes às áreas desportivas, sobretudo as de maior impacto na população em geral, como por exemplo a de Futebol, para que possam fazer o mesmo nos seus torneios ou campeonatos.

Reitera também o pedido em relação “a todos os membros da Igreja que achem por bem referir este apelo em local e momento sentido por cada um como adequado (por exemplo, em homilia ou em publicidade estática à porta das suas paróquias) já que a grande maioria dos testemunhos até agora recebidos continuam a ser transmitidos por católicos“.

“Sabemos que ser padre não é fácil nos dias de hoje”. Grupo de católicos escreve carta aberta

No último balanço, feito em 10 de julho, a equipa indicou que já tinham sido validados 352 inquéritos, tendo sido encaminhados para o Ministério Público 17 casos.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República confirmou a abertura de 10 inquéritos, dos quais um concentra seis das participações e outros dois inquéritos concentram duas participações cada. Entre esses dois inquéritos, um deles foi arquivado e outro continua em investigação.

Abusos na Igreja. Ministério Público tem sete investigações abertas, incluindo uma com seis denúncias. Um dos casos já tinha sido julgado