Israel vai restabelecer laços diplomáticos completos com a Turquia, após uma década de tensões, segundo o primeiro-ministro israelita Yair Lapid, citado pela agência de notícias francesa AFP. O acordo, anunciado esta quarta-feira, vai autorizar o “regresso dos respetivos embaixadores aos países”.

O restabelecimento das relações com a Turquia é uma vantagem importante para a estabilidade regional e uma notícia económica muito importante para os cidadãos israelenses”, disse Lapid.

O Estado de Israel também partilhou, através de uma publicação na rede social Twitter, a oficialização do acordo, desejando “boa sorte” e “felicitações”.

Mevlut Cavusoglu, o chefe da diplomacia turca, afirmou que, apesar do completo reatamento das relações diplomáticas com Israel, a “Turquia não abandonará a causa dos palestinianos”.

As tensões entre as duas potências começaram, em 2008, na sequência de uma operação militar israelita em Gaza. Posteriomente, em 2010, a morte de 10 civis, na sequência de um ataque israelita ao navio turco Mavi Marmara, parte de uma frota que tentava romper um bloqueio ao transportar ajuda para Gaza, congelou as relações por completo.

O anúncio da trégua, em comunicado, pelo gabinete do executivo israelense, vai permitir pôr fim a longos anos de relações tensas entre as nações mediterrânicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR