Os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovaram esta quarta-feira a prorrogação do mandato da missão militar da organização em Cabo Delgado, norte de Moçambique, palco de ataques armados, divulgou a diplomacia angolana.

Segundo o comunicado final da 42.ª cimeira ordinária de chefes de Estado e de Governo da SADC, que decorreu na capital da República Democrática do Congo, foi analisado o “relatório sobre a situação de segurança na província de Cabo Delgado“.

A organização “aprovou a prorrogação do mandato da Missão da SADC em Moçambique (SAMIM) e dos relevantes processos conexos”, adianta a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores angolano.

O comunicado não indica o prazo de prorrogação desta missão.

A 14 de julho, a SADC tinha aprovado, numa cimeira extraordinária, a prorrogação provisória desta missão, remetendo uma decisão final para a reunião de líderes em Kinshasa. Na ocasião, os países da África Austral assinalaram que o destacamento da força alcançou “conquistas e marcos significativos” no combate ao “terrorismo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

SADC prorroga “provisoriamente” missão militar em Moçambique

A cimeira saudou os Países Contribuintes com Efetivos (PCC) para a SAMIM pela solidariedade e sacrifício para apoiar a missão e endereçou condolências aos governos e famílias dos nove efetivos da SAMIM que perderam a vida no teatro das operações”, acrescenta a nota, sobre a reunião.