O grupo Sata, composto pelas operadoras Sata Air Açores e a Azores Airlines, registou no sábado um novo recorde diário de transporte de passageiros, com 10.961 pessoas, revelou esta quarta-feira a empresa.

Ao todo, no conjunto da operação das duas companhias aéreas, foram transportados quase 11 mil passageiros, mais precisamente 10.961, número nunca antes alcançado num só dia de operação tendo a SATA Air Açores transportado 4.801 passageiros e a Azores Airlines 6.160 passageiros”, refere o grupo Sata em comunicado.

Segundo a operadora, os registos históricos da atividade “nunca antes haviam assinalado um dia com tanta afluência, o que resultou numa operação intensa tendo em conta a dimensão das companhias aéreas, a reforçar o que tem sido o verão de 2022 nos Açores, quer nas viagens de e para o arquipélago ou no interior do mesmo”.

Retomadas ao terceiro dia buscas por jovem mergulhador desaparecido nos Açores

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As viagens realizadas no sábado contaram com passageiros provenientes de 13 destinos: Ponta Delgada, Pico, Horta, Terceira, Lisboa, Porto, Funchal, Porto Santo, Cabo Verde, Nova Iorque, Boston, Toronto e Paris.

As companhias aéreas do grupo SATA atingiram em 31 de julho um milhão de passageiros transportados, dez semanas mais cedo do que em 2021 e dias antes do ocorrido em 2019.

Em comunicado, datado de 03 de agosto, o grupo de aviação açoriano adiantou que “a marca simbólica de um milhão de passageiros” transportados nas companhias aéreas do grupo — SATA Air Açores e Azores Airlines —, “acabou por ser alcançada antes mesmo do registado em 2019”.

A 31 de julho de 2022, o grupo SATA atingia a marca de um milhão de passageiros transportados”, assinalou a empresa.

A companhia já tinha também revelado que o grupo SATA obteve no primeiro semestre receitas consolidadas de 107,9 milhões de euros, um crescimento de 51,4% em relação ao mesmo período de 2021 e de 15,2% em relação ao mesmo período de 2019.

SATA com receitas consolidadas de 107,9 milhões no primeiro semestre

Numa nota enviada às redações, a companhia aérea açoriana informou que este valor “passa a constituir o melhor primeiro semestre em termos de receita desde que há registos consolidados“.

Os números assinalam “a recuperação do tráfego pós-pandemia” de Covid-19 e, por consequência, a “recuperação da atividade turística, fundamental para a Região Autónoma dos Açores”, explicou ainda a companhia.