785kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Seca. Câmara de Reguengos de Monsaraz reduz regas e aposta na eficiência hídrica

Este artigo tem mais de 1 ano

O município está "a desenvolver uma campanha de promoção ambiental focada na poupança da água" e em ações de mitigação devido à seca meteorológica extrema que tem afetado a região alentejo.

"Com esta ação, a autarquia prevê economizar mais de sete milhões de litros de água por ano nas piscinas municipais exteriores e de 300 milhões de litros de água nos lava-pés em cada época balnear", especificou
i

"Com esta ação, a autarquia prevê economizar mais de sete milhões de litros de água por ano nas piscinas municipais exteriores e de 300 milhões de litros de água nos lava-pés em cada época balnear", especificou

Mafalda Pombo Lopes

"Com esta ação, a autarquia prevê economizar mais de sete milhões de litros de água por ano nas piscinas municipais exteriores e de 300 milhões de litros de água nos lava-pés em cada época balnear", especificou

Mafalda Pombo Lopes

A Câmara de Reguengos de Monsaraz revelou esta quarta-feira as ações que está a implementar para reduzir consumos de água nos serviços camarários, como a redução de regas ou instalação de equipamentos de elevada eficiência hídrica, devido à seca.

Em comunicado, o município disse estar “a desenvolver uma campanha de promoção ambiental focada na poupança da água”.

“Devido à seca meteorológica extrema nesta região, a autarquia vai também implementar ações e trabalhos de mitigação e redução dos consumos de água nos serviços municipais”, acrescentou.

Agricultores do Alentejo dizem que medidas do Governo são “paliativos”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Através das redes sociais, desde julho e até final deste mês, está a ser desenvolvida a campanha “5 Dicas para Reduzir a sua Fatura de Água“, com cinco propostas para reduzir os consumos de água em casa, nos espaços exteriores e na agricultura.

Agora, os habitantes vão receber junto com a fatura da água um folheto também de sensibilização sobre o tema e a campanha terminará com “workshops” para alunos do 1.º ciclo das escolas básicas, nas três primeiras semanas de aulas.

Mas, além da sensibilização, a câmara municipal explicou que vai colocar “equipamentos de elevada eficiência hídrica nos edifícios municipais, para reduzir os consumos em 50%“.

Nesta primeira fase, está “a efetuar o levantamento das necessidades de equipamentos nos Paços do Concelho e no pavilhão gimnodesportivo”.

A rega dos espaços verdes do concelho, igualmente por causa da seca, “está a ser realizada, desde o início desta semana, exclusivamente para assegurar a sobrevivência das espécies, ficando a vegetação menos viçosa, mas sem colocar em causa a sua preservação”, indicou a autarquia.

Além disso, em conjunto com a empresa Águas do Vale do Tejo, responsável pelo abastecimento de água em alta, o município disse estar a desenvolver “os processos junto da Agência Portuguesa do Ambiente para os pedidos de reutilização de água residual tratada da Estação de Tratamento de Águas Residuais para a limpeza e desobstrução da rede de saneamento de esgotos e para a lavagem de viaturas”.

A redução em mais de 50% dos consumos de água nas piscinas municipais exteriores, “através da utilização dos sistemas de tratamento e filtração das piscinas, mas também nos lava-pés com trabalhos de manutenção e redução de abertura das válvulas, que vão permitir poupar mais de 70% da água que atualmente se gasta”, é outro dos projetos apontados.

“Com esta ação, a autarquia prevê economizar mais de sete milhões de litros de água por ano nas piscinas municipais exteriores e de 300 milhões de litros de água nos lava-pés em cada época balnear”, especificou.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos