O grupo sueco Embracer anunciou uma mão cheia de aquisições esta quinta-feira, num momento em que as principais empresas do setor dos jogos começam já a apertar o cinto. No total, a empresa prevê gastar um total de 8,2 mil milhões de coroas suecas nesta ida às compras, o equivalente a cerca de 770 milhões de euros.

A lista de compras da Embracer, que já no ano passado foi uma campeã de aquisições, incluía acordos para comprar o grupo norte-americano Limited Run Games, o grupo de karaoke Singtrix, o estúdio de jogos para PC Tuxedo Labs, a Tripwire Interactive e ainda os direitos de propriedade intelectual de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”. A empresa vai também comprar uma sexta empresa, mas optou não divulgar qual é a companhia.

O comunicado da empresa sobre o acordo para comprar os direitos das obras literárias de J.R.R. Tolkien especifica a compra da Middle-earth Enterprises, a divisão da The Sault Zaentz Company que detém a grande maioria da propriedade intelectual destas obras.

Através desta operação, é explicado, o grupo sueco passa a ser dono dos direitos ligados a filmes, videojogos, jogos de tabuleiro, merchandising, parques temáticos e outras produções ligadas às duas obras. Ou seja, a aquisição destes direitos inclui já a série que está a ser desenvolvida para o serviço Amazon Prime, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, que tem estreia marcada para 2 de setembro. É ainda referido que a Embracer passará a ter também o controlo de outros trabalhos que ainda venham a ser autorizados pela Tolkien Estate e pela editora HarperCollins.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Revelado título da série baseada no universo de “O Senhor dos Anéis”: “Os Anéis do Poder”

O montante desta aquisição, que dará ao grupo sueco a propriedade de quaisquer oportunidades que surjam no futuro, como filmes com personagens das sagas, não foi divulgado.

De acordo com o CEO da empresa, Lars Wingefors, esta estratégia ativa de compras faz parte da ideia de “procurar ativamente propriedades intelectuais fortes”, como é o caso justamente do universo criado por Tolkien. Especificamente com estes direitos, a empresa vê “oportunidades de crescimento significativo na área dos jogos de PC/consola, mobile e jogos de tabuleiro”.

As restantes aquisições permitirão à empresa crescer nos mercados da América do Norte e, especificamente através da compra da Singtrix, explorar “novas oportunidades na área dos jogos de música e áudio”, é referido. Já sobre o negócio confidencial, a Embracer explica que se trata de uma empresa de jogos de PC e consola que, “por razões comerciais”, não pode ser divulgada nesta ocasião. Ainda assim, refere que esta compra “está entre a terceira e quarta posição de maior compra” deste lote.

Embora para o público em geral a Embracer seja um nome pouco sonante, a empresa é atualmente um dos maiores “players” da área de jogos. No ano passado, foi uma das empresas que mais aquisições fez – até julho de 2021, os dados compilados pela Bloomberg davam conta de 27 aquisições feitas em apenas 12 meses. A empresa é conhecida por anunciar vagas de compras: em novembro de 2020, por exemplo, comprou em apenas um mês 12 estúdios de jogos e uma empresa de relações públicas.

A Embracer é composta por dez grupos operacionais e engloba já 120 estúdios. De acordo com a informação disponível no site da companhia, detém 850 propriedades intelectuais e emprega 12.750 pessoas.

Atualmente, a empresa criada em 2008 é dona de direitos de jogos como “Borderlands”, através da compra que fez da Gearbox, e também de franquias como “Tomb Raider” ou “Deus Ex”. O grupo sueco, que de forma mais ou menos discreta tem feito dezenas de aquisições, controla ainda a Dark Horse, a empresa responsável por bandas desenhadas como “Umbrella Academy” e que tem também uma parceria criativa firmada com a Netflix.

Vendas da empresa aumentaram 107% no trimestre

A empresa apresentou resultados esta quinta-feira, revelando um crescimento das vendas de 107% no segundo trimestre do ano, para 7,2 mil milhões de coroas suecas, cerca de 680 milhões de euros. Ainda assim, de acordo com o Financial Times, este montante ficou abaixo dos valores antecipados pelos analistas, que esperavam vendas de 7,3 mil milhões de coroas.

O grupo apresentou um aumento homólogo de 3% do lucro operacional, para 1,32 mil milhões de coroas suecas, o equivalente a 12 milhões de euros.

A empresa registou um aumento de 2% das vendas de jogos para PC e consola para 2,3 mil milhões de coroas, o equivalente a 220 milhões de euros. A maior subida foi registada nos jogos mobile, com um disparo de 104%, para 1,5 mil milhões de coroas, 140 milhões de euros.

Tencent vê receitas cair pela primeira vez com condições económicas e regras para os jogos a fazerem mossa