Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra

O Presidente da República afirmou esta quinta-feira que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, promove “novas pontes de diálogo” entre a Ucrânia e a Turquia e enalteceu o contributo da ONU e a necessidade do multilateralismo.

“Numa linha de coerência com as atuações no conflito da Ucrânia, em que já obteve sucessos visíveis em matéria de fornecimento de cereais, António Guterres promove agora novas pontes de diálogo entre a Ucrânia e a Turquia”, lê-se numa nota publicada na página oficial da Presidência da República na Internet.

Na nota, divulgada no dia em que o secretário-geral da ONU se reúne com os chefes de Estado da Turquia e da Ucrânia, na cidade ucraniana de Lviv, Marcelo Rebelo de Sousa sublinha, “uma vez mais“, a importância “do papel do secretário-geral das Nações Unidas, demonstrando a essencialidade do multilateralismo das organizações internacionais e do contributo da ONU”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Guterres chegou na quarta-feira a Lviv e deverá reunir-se esta quinta-feira com Zelensky e Erdogan no palácio de Potocki, no centro da cidade, depois de os dois chefes de Estado terem uma reunião bilateral no mesmo local.

Segundo o gabinete do secretário-geral da ONU, é esperado que parte do encontro trilateral se concentre na revisão do funcionamento da iniciativa que possibilitou o desbloqueio das exportações de cereais pelo Mar Negro, assinado em 22 de julho em Istambul por representantes da ONU, Turquia, Rússia e Ucrânia.

Além disso, o secretário-geral da ONU planeia realizar um encontro bilateral com o Presidente ucraniano, no qual deverá abordar o estado geral do conflito, a necessidade de uma solução política e outras questões, como a situação na central nuclear de Zaporijia e as tentativas de envio de uma missão de especialistas internacionais para avaliá-la no terreno, disse o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, na rede social Twitter.

Zelensky exige retirada “rápida” e “incondicional” das forças russas da central nuclear de Zaporíjia

Na sexta-feira, Guterres visitará Odessa, no sul da Ucrânia, cujo porto está a ser utilizado para a exportação de cereais ucranianos através do acordo impulsionado pela própria ONU e pela Turquia.

Mais tarde, o chefe das Nações Unidas viajará para Istambul para visitar o Centro de Coordenação Conjunta que fiscaliza o cumprimento desse pacto, explicou Stéphane Dujarric.

Guterres já esteve na Ucrânia no passado mês de abril, no âmbito de uma viagem em que passou também pela Turquia e Rússia e na qual abordou a evacuação da fábrica sitiada de Azovstal em Mariupol, onde estavam sitiados militares ucranianos, o que acabou por se concretizar poucos dias depois, com o apoio da ONU.

Nessa viagem, também começou a ganhar forma o acordo de exportação de cereais, que levou meses para se concretizar.