O britânico Daniel Bigham, que não é ciclista profissional mas engenheiro de performance da equipa INEOS, estabeleceu esta sexta-feira um novo recorde mundial da hora, ao registar 55,548 quilómetros no velódromo de Grenchen, na Suíça.

Aos 30 anos, o vice-campeão britânico de contrarrelógio estabeleceu um novo máximo na distância regulada pela União Ciclista Internacional (UCI), batendo a marca do belga Victor Campenaerts, que em 2019 tinha conseguido 55,089 quilómetros em Aguascalientes (México).

“Na minha cabeça queria fazer 55,5, por isso conseguir mais 48 metros deixa-me bastante satisfeito”, explicou, lacónico, o novo detentor do recorde, que ainda assim categorizou o feito de “bastante épico“.

Também campeão nacional na pista, conseguindo este ano o título de perseguição individual, e bronze nos Mundiais de Yorkshire2019, na estafeta mista de estrada, Bigham trabalha como engenheiro na INEOS mas sempre quis tentar o recorde da hora.

Os 55,548 quilómetros batem ainda a marca de Tony Rominger em 1994, categorizada sob o termo “melhor esforço humano”, mas de fora das regras da UCI, de 55,291, e está atrás apenas de um registo histórico: Chris Boardman pedalou 56,375 quilómetros numa hora em 1996.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR