A Direção-Geral da Saúde (DSG) indicou esta sexta-feira que Portugal registou, entre 9 e 15 de agosto, 15.214 novas infeções e 43 mortes provocadas pela Covid-19. Para além da diminuição dos novos casos e óbitos, o número de pessoas internadas também caiu nos últimos sete dias. Existe agora um total de 559 doentes em enfermaria e 39 nos cuidados intensivos.

Segundo o boletim epidemiológico semanal da DGS, em relação à semana anterior, registaram-se menos 4.382 casos de infeção e menos 20 mortes associadas à Covid-19. Quanto à ocupação hospitalar em Portugal por coronavírus, existem menos nove doentes internados em enfermaria e menos quatro nos cuidados intensivos.

“O R(t) apresentou um valor inferior a 1 a nível nacional e em todas as regiões do Continente” e a “linhagem BA.5 da variante Ómicron continua a ser claramente dominante em Portugal”, revelou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde.

A incidência fixou-se 148 casos por 100 mil habitantes, uma quebra de 22% face à semana anterior. O índice de transmissibilidade fixou-se em 0,92.

“A epidemia de Covid-19 manteve uma incidência elevada, com tendência decrescente. O número de internamentos por Covid-19 e mortalidade específica por covid-19 apresentam tendência decrescente. Deve ser mantida a vigilância da situação epidemiológica da Covid-19, recomendando-se a manutenção das medidas de proteção individual, a vacinação de reforço e a comunicação frequente destas medidas à população”, recomendou a DGS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por região, o relatório revela que Lisboa e Vale do Tejo foi a região onde se registaram mais novos casos, com 5.244 registos (-1.860 do que na semana anterior), seguindo a região Norte com 3.964 casos (-727) e a região Centro com 2.878 (-518).

O Alentejo e o Algarve foram as únicas regiões a registar um aumento no número de internamentos, sendo que o Alentejo registou também um aumento do número de internados em unidades de cuidados intensivos (UCI).

“O número de pessoas com Covid-19 internadas em UCI no continente revelou uma tendência decrescente, correspondendo a 15,3% (no período anterior em análise foi de 16,9%) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas”, adiantou a nota da DGS.

O número de óbitos diminuiu em todas as regiões do país, sendo que os Açores não registaram qualquer morte por Covid-19 na última semana. Em termos etários, todos os óbitos se registaram nas faixas etárias a partir dos 60 anos, tendo a maioria sido registada na faixa dos 80 ou mais anos.

No que se refere à cobertura vacinal, segundo a DGS, toda a população a partir dos 25 anos tem a vacinação completa e a partir da mesma idade há 67% de vacinados com pelo menos uma dose de reforço.

Já a segunda dose de reforço, recomendada apenas para os mais idosos e vulneráveis, 62% das pessoas com 80 ou mais anos já recebeu a inoculação.