O número de médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem vindo, ao longo dos últimos anos, a ser insuficiente para a procura e cada vez há mais profissionais a abandonar o público em direção ao privado. Uma das explicações para esta preferência é dada esta sexta-feira pelo jornal Público: cerca de 80% dos médicos dentistas que trabalham nos centros de saúde estão a recibos verdes.

De acordo com os dados divulgados pela Associação Portuguesa dos Médicos Dentistas do Serviço Público, estão nesta situação mais de 120 profissionais e apenas 20% dos médicos dentistas dos centros de saúde fazem parte dos quadros do Estado.

Mais de 40% dos portugueses não vão ao dentista há mais de um ano

A Ordem dos Médicos Dentistas realizou também um inquérito para perceber as condições em que estes trabalhadores se encontram e os dados revelaram que cerca de metade foi contratado através de empresas de recrutamento.

O plano “Saúde Oral para Todos”, feito entre 2016 e 2018, estabelecia que Portugal teria, pelo menos, 278 novos gabinetes para consultas. Assim, o objetivo passava por ter um consultório em cada autarquia, mas dois anos depois esta meta ainda não foi alcançada. Os últimos dados fornecidos pelo ministério da Saúde revelam que existem 140 gabinetes em 49 Agrupamentos de Centros de Saúde e Unidades Locais de Saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR