Siga aqui o liveblog diário sobre a guerra na Ucrânia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou esta quinta-feira um decreto que traz de volta o título da era soviética “Mother Heroine” (mãe heroína, em português), para mulheres que tenham 10 ou mais filhos. A decisão pretende incentivar a formação de famílias numerosas, numa altura em que a Rússia é confrontada com um declínio da população devido à guerra na Ucrânia.

Segundo a CNBC, as mães russas vão receber uma medalha de uma estrela de cinco pontas e um pagamento único de um milhão de rublos, cerca de 16.500 euros – o dinheiro é entregue assim que o último filho completar um ano de idade.

Para isso, há várias exigências que devem ser cumpridas. As crianças devem receber um “nível apropriado de cuidados de saúde, educação, desenvolvimento físico, espiritual e moral”, apesar do processo de avaliação destes critérios não ser especificado. Foi também estipulado que todas os 10 filhos têm de estar vivos para se receber os benefícios, a não ser que tenham morrido num ataque terrorista ou enquanto prestavam serviços militares, oficiais ou cívicos.

Introduzido por Joseph Stalin em 1944, o título foi concedido a cerca de 400.000 mulheres com pelo menos dez filhos, de acordo com o  jornal independente russo Meduza. O colapso da União Soviética colocou um fim às nomeações, que estão de regresso três décadas depois.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR