O financiamento das administrações públicas foi negativo em 991 milhões de euros no primeiro semestre do ano, valor que compara com 9,6 milhões de euros registados em igual período de 2021, informou esta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).

Segundo o BdP, o financiamento concedido pelos bancos e pelos outros setores residentes foi negativo em 6.492 milhões de euros e em 1.435 milhões de euros, respetivamente.

Um financiamento líquido negativo indica que as aquisições líquidas de ativos financeiros pelas administrações públicas são superiores às emissões deduzidas de amortizações dos passivos, ou seja, as administrações públicas utilizaram parte dos fundos obtidos para financiarem outros setores da economia.

Em contrapartida, o financiamento às administrações públicas pelo exterior foi de 6.937 milhões de euros.

Uma análise por instrumento demonstra, por sua vez, que as administrações públicas se financiaram através de emissões líquidas de títulos no montante de 11.223 milhões de euros.

Por sua vez, o financiamento das administrações públicas através de empréstimos deduzidos de depósitos foi negativo em 12.214 milhões de euros.

O BdP atualiza os dados sobre o financiamento das administrações públicas a 21 de setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR