Foi identificado em Espanha, o paciente é italiano, tem 36 anos e este será, segundo os especialistas, o primeiro caso de infeção por covid-19, VIH e varíola dos macacos em simultâneo.

De acordo com o jornal The Independent, o homem esteve em Espanha e, nove dias depois de ter regressado a Itália, começou a ter sintomas semelhantes aos provocados pela covid-19 — febre, dores de garganta e cansaço. Nessa altura, testou então positivo à covid-19.

Monkeypox. Espanha adota vacinação que permite quintuplicar doses

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A história é recente, aconteceu em julho, e transformou-se num caso de estudo, cuja análise foi publicada no Journal of Infection. Depois de testar positivo à covid-19, o homem identificou manchas vermelhas, que se espalharam pelo corpo ao longo dos dias seguintes.

Testou então positivo à varíola dos macacos e, na sequência deste resultado, e uma vez que tinha feito sexo sem proteção, os profissionais de saúde optaram por realizar testes também ao VIH. E o resultado foi também positivo.

“Este caso mostra como os sintomas da varíola e da covid-19 se podem confundir”, revelaram os especialistas na análise deste estudo de caso. “Como este é o único caso relatado de infeção em simultâneo pelo vírus da varíola, Sars-Cov-2 e VIH, ainda não existem evidências suficientes de que essa combinação possa agravar a condição do paciente“, acrescentaram.