Nos primeiros seis meses de 2022, o Banco Português de Fomento garantiu apoio a cerca de 1600 empresas. Segundo a instituição, foram 556 milhões de euros de financiamento garantido e 44,7 milhões em coinvestimento de 44,7 milhões de euros, com recurso a instrumentos de capitalização.

A instituição explica que através de linhas com garantia pública, “o BPF mobilizou cerca de 379 milhões de euros em garantias emitidas” e que os efeitos multiplicadores dessas linhas “demonstram que a afetação de fundos públicos possibilitou, ao longo deste semestre, apoiar o acesso a financiamento de 556 milhões de euros a aproximadamente 1600 empresas portuguesas, que asseguram emprego a cerca de 57.400 trabalhadores”.

O BPF tinha 15 instrumentos de garantia ativos a 30 de junho de 2022. No primeiro semestre, a carteira de garantias em vigor totalizava 9.085 milhões de euros, o que se traduz no apoio total a mais de 84.700 empresas.

Do apoio a Mário Ferreira ao administrador que não chegou a sê-lo. O Banco de Fomento em 5 polémicas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no que toca a instrumentos de capital, o BPF fechou o semestre com 16 programas de investimento ativos. Foram aprovadas 39 operações de capitalização, em 37 empresas, que perfazem um investimento total de 67,7 milhões de euros. Destes, 44,7 milhões de euros foram alocados pelo BPF. A instituição prevê que este investimento ajude à criação ou manutenção de mais de mil postos de trabalho.

O banco lembra que até junho foram lançados três programas de investimento, entre eles o Programa de Recapitalização Estratégica e o Programa Consolidar, com uma dotação de 650 milhões de euros, “e que visam a capitalização das empresas portuguesas, quer através do investimento ou coinvestimento direto em empresas, quer através de parcerias a implementar com sociedades de capital de risco”.

Nos instrumentos de dívida, o banco apoiou, desde o início e até ao final do primeiro semestre de 2022, 46 empresas, que equivalem a 49 operações de financiamento, avaladas em 74,9 milhões de euros de financiamento aprovado. Terão sido criados ou mantidos 860 postos de trabalho.

Estão ainda dois novos instrumentos em fase de operacionalização, com uma dotação de 350 milhões de euros, que irão financiar “projetos relacionados com a economia social ou de pequenos negócios” e que podem ter um impacto na economia de cerca de 700 milhões de euros, revela o BPF.