O Departamento de Igualdade e Feminismo da Generalitat publicou, esta terça-feira, uma campanha nas redes sociais em que reivindica o direito à prática de topless.

O vídeo do Governo catalão começa com a imagem de um peito masculino, destacando que o mamilo que se vê é “livre”. De seguida, observa-se uma mão a tapar os seios de uma mulher, onde se lê “e este não”.

A campanha denuncia a “sexualização das mulheres” que se inicia em tenra idade e refere que “tapar os seios em alguns espaços é um sinal de discriminação”, segundo noticia o jornal espanhol El País.

No dia do #topless exigimos a libertação dos nossos corpos”, lê-se na descrição que acompanha o tweet.

No espaço de um mês, esta é a segunda campanha que gera alguma polémica, em Espanha, relacionada com a questão da igualdade.

Em julho, a campanha do Ministério da Igualdade foi alvo de elogios e de críticas, após promover a aceitação corporal contra os “estereótipos” e “violência estética” nas praias espanholas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Espanha promove praias com todo o tipo de corpos. Campanha do Ministério da Igualdade alvo de elogios e de críticas

“O verão também é nosso. Desfruta-o como, onde e com quem quiseres. Hoje brindamos a um verão para todas, sem esterótipos ou violência estética contra os nossos corpos”, lia-se na publicação, entretanto apagada.