A Polícia Marítima resgatou na sexta-feira seis migrantes, um dos quais uma criança, ao sul da ilha de Sardenha, em Itália, no âmbito da operação conjunta “THEMIS 2022”, da Agência FRONTEX, anunciou aquela força policial.

“Os elementos da Polícia Marítima intercetaram a embarcação, com seis migrantes a bordo, dos quais uma criança”, indicou aquela autoridade num comunicado, acrescentando que um dos migrantes “se sentiu mal” e foi “prontamente assistido pelos elementos da Polícia Marítima”.

Todos os migrantes desembarcaram na marina de Teulada, tendo sido entregues às autoridades italianas em segurança. A embarcação onde seguiam foi entregue às autoridades locais.

Segundo o comunicado, os agentes da Polícia Marítima receberam um alerta pelas 17:10 locais (16:10 em Lisboa), através do Centro de Coordenação Local de Cagliari (LCC Cagliari), “a informar para o avistamento de uma embarcação suspeita de migração irregular a navegar a sul da ilha da Sardenha, tendo-se deslocado de imediato para o local”.

A Polícia Marítima encontra-se, desde 15 de junho, integrada na Operação Conjunta “THEMIS” da Agência FRONTEX, naquela que é a sua 6.ª nesta missão, na qual controla e vigia as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço.

Desde 2017, ano em que iniciou a participação na Operação “THEMIS”, a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR