A temporada 2022/2023 do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, arranca nos primeiros dias de setembro com o exercício-espetáculo “Tchiloli, uma tragédia actual”, construído em São Tomé e Príncipe no âmbito de um projeto internacional.

Criado no âmbito de um laboratório teatral dirigido pelo encenador Andrzej Kowalski, o espetáculo “Tchiloli, uma tragédia atual” estará no Teatro da Cerca de São Bernardo com três sessões: a primeira às 19:00 de sexta-feira, a segunda às 21:30 de sábado e a última às 16:00 de domingo.

Esta é uma produção do Centro de Intercâmbio Teatral de São Tomé, integrada no projeto RECITE — Rede de Centros de Intercâmbio Teatral nos países de língua portuguesa, através do qual, “embalados pelos ritmos da tragédia do Tchiloli, oito jovens atores debatem as dificuldades que enfrentam nas suas próprias vidas”.

Ainda em setembro, a Escola da Noite estreia a sua nova criação: “Aqui, onde acaba a estrada”, com texto e encenação de Igor Lebreaud, na qual é abordado o tema das grandes migrações forçadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este espetáculo, com estreia marcada para o dia 22 de setembro, tem cenografia de João Mendes Ribeiro, figurinos e adereços de Ana Rosa Assunção, desenho de luz de Danilo Pinto, sonoplastia de Zé Diogo e interpretação de Ana Teresa Santos, Hugo Inácio, Margarida Dias, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash.

Cumprirá uma temporada de quatro semanas, até 16 de outubro, com sessões às quintas e sextas-feiras (19:00), aos sábados (21:30) e aos domingos (16:00).

No dia 08 de setembro, o Centro Dramático de Évora — Cendrev apresenta em Coimbra, no Pátio do Centro de Artes Visuais (CAV), junto ao Pátio da Inquisição, o espetáculo “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu jardim”.

Trata-se de um clássico de Federico García Lorca, construído para apresentações ao ar livre, com encenação de José Russo.

A sessão começa às 21:30 e tem entrada gratuita.

Com a nova temporada do Teatro da Cerca de São Bernardo regressam também os “Sábados para a Infância”.

Para o mês de setembro, está prevista uma oficina de teatro com Ricardo Kalash, que tem como público-alvo crianças entre os 03 e os 05 anos.

Para além desta sessão, agendada para as 10:00 de dia 03 de setembro, o Teatro da Cerca de São Bernardo propõe, para as 11:00 do dia 10 de setembro, uma oficina de ilustração e música coproduzida com a Blue House e a Casa da Esquina, dirigida por Joana Corker e Érika Machado.

Está ainda previsto um espetáculo de novo-circo e clown com a companhia “Marimbondo”, que terá lugar no Pátio do CAV, no dia 17 de setembro, bem como a sessão de histórias “Contos da Caixa”, com Helena Faria no Bar/Livraria do Teatro da Cerca de São Bernardo, pelas 11:00 do dia 24 de setembro.