Joseph Schooling, que fez história por ter sido o primeiro atleta de Singapura a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, em 2016 no Rio de Janeiro, foi suspenso dos Jogos do Sudeste Asiático por ter consumido canábis.

O nadador olímpico por Singapura utilizou a rede social Instagram para pedir desculpas publicamente por uma ação que pode prejudicar a sua carreira.

Joseph Schooling stories

Fonte: josephschooling / Instagram

“Entreguei-me a um momento de fraqueza depois de passar por um período muito difícil da minha vida”, pode ler-se na publicação. O atleta refere-se à morte do seu pai, em novembro do ano passado, e à pressão desportiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A notícia foi avançada na terça-feira pelo Ministério da Defesa de Singapura — e depois publicada pela BBC — que disse que Schooling passou nos habituais testes de urina, mas que foi o próprio a admitir ter consumido o estupefaciente durante a pausa do seu serviço militar, que permitiria que participasse na competição do Sudeste Asiático.

Como consequência, o atleta vai ser submetido a testes de urina vigiados durante os próximos seis meses. Se existirem testes positivos, poderá ter de cumprir nove anos de prisão num quartel militar.

Amanda Lim, que representa também Singapura na natação, revelou ter também consumido canábis mas, depois de uma investigação, recebeu apenas um aviso da Central de Narcóticos de Singapura.