«O primeiro-ministro, António Costa, deu esta quinta-feira um “pezinho” de dança em Maputo com a artista Janeth Mulapha, que o surpreendeu no final de uma cerimónia no Centro Cultural Português.

O chefe do Governo participou na cerimónia de apresentação de três projetos subvencionados pelo programa PROCULTURA em Moçambique, no final da qual ofereceu um oboé à ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina Materula, que foi solista na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e dirigiu a orquestra Xiquitsi, projeto que promove o ensino se música clássica a crianças de meios desfavorecidos.

No final, quando saía do edifício para ir visitar a exposição “O apetrechar do tempo”, do moçambicano Gonçalo Mabunda e do luso-angolano Francisco Vidal, o primeiro-ministro foi surpreendido pela artista Janeth Mulapha.

Durante a sua atuação, com uma grande componente de expressão corporal e de martelo na mão, a bailarina ‘puxou’ António Costa para uma coreografia improvisada e o passeio na rua em frente do Centro Cultural Português virou uma pista de dança, onde os dois rodopiaram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro de dois dias de visita oficial do primeiro-ministro a Maputo, cidade onde nasceu o seu pai, já tinha tido outro momento de dança, logo de manhã, quando um grupo de jovens fez uma demonstração dos estilos tradicionais no final. Na altura, o primeiro-ministro apenas assistiu.

Na sua intervenção no Centro Cultural Português, António Costa destacou que a cultura é gerador de crescimento e de riqueza e salientou que este programa, que é financiado pelo União Europeia e se destina aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste permite “aproximar os países de língua portuguesa”, e também os continentes europeu e africano, dando “projeção global e internacional a todos”.

Quanto à exposição “O Apetrechar do tempo”, Costa considerou que “a transformação de objetos de guerra na promoção da paz é seguramente algo hoje particularmente necessário, inspirador e atual”.

Antes, a ministra da Cultura e Turismo de Moçambique Assinalou que Moçambique é o país com mais propostas submetidas ao PROCULTURA e que “40% dos projetos aprovados” são oriundos do país.