Foi a cara da moda nos anos 90 e o seu legado mantém-se intocável. Kate Moss entrou na indústria como um trovão, foi a musa dos maiores designers do seu tempo e transformou aquilo que, para muitos, seria o pódio da carreira numa coleção de selos: foram mais de 60 as vezes em que apareceu na capa da revista Vogue ao longo dos anos. Agora, lançou uma marca ligada ao bem-estar, que ficou disponível esta quinta-feira, 1 de setembro.

Chama-se Cosmoss e é composta por seis produtos de “rituais realísticos”, como os descreve a Vogue norte-americana, que chegaram ao mercado após dois anos e meio de preparação. A linha inclui uma fragrância (140€) — chamada Sacred Mist — desenvolvida com óleos essenciais, um creme facial (110€) formulado com extratos botânicos, um bálsamo de limpeza facial (60€) e uma combinação de gotas de CBD e colagénio (120€) cuja fórmula “apoia holisticamente corpo, mente e alma”. A oferta estende-se ainda a dois chás (ambos à venda por 24€): um energizante para as manhãs e uma proposta calmante para as noites.

Com o propósito de curar o próprio sistema nervoso e de se sentir melhor física e emocionalmente, a ex-top model revela que começou a incorporar princípios holísticos na forma como vive. Para partilhar as suas aprendizagens com o público, juntou-se a Victoria Young, homeopata e guia espiritual que é hoje consultora da Cosmoss, e começou a trabalhar na marca que reflete este novo estilo de vida. A coleção 100 por cento vegan pretende cuidar tanto do interior como do exterior. Já está à venda na loja online para os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa.

Uma Kate Moss mais espiritual

Com 48 anos, Moss afirma que deixou os dias de loucura para trás. Mudou-se para o campo e converteu-se à jardinagem. “Só queria ser uma adulta”, declarou à mesma publicação sobre as mudanças de estilo de vida que adotou ao longo da última década e que se inspiraram, de certa forma, na filha, Lila, de 19 anos, que está também a dar os primeiros passos no mundo da moda. É “muito bem comportada, muito estudiosa”, descreve a mãe.

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Entre os rituais que diz estarem a levar Kate Moss numa “nova viagem espiritual”, a mesma que a inspirou a criar uma marca de bem-estar, estão a prática de Ashtanga Yoga três vezes por semana e terapias de banhos de som e de gongos, que organiza com a proprietária da loja de alimentação saudável da cidade onde mora, Gloucestershire, no sudoeste de Inglaterra. Pratica ainda meditação transcendental para se sentir “centrada” e recorre a aplicações como a Calm e a Insight Timer.

Para Moss, que passou os seus primeiros anos como modelo a saltar de festa em festa, a fumar Marlboro Light em cadeia, a comer pouco e mal, esta nova forma de abordar o bem-estar é um salto quântico. Começou tudo há 10 anos com uma viagem de detox à Turquia, onde aprendeu a importância de comer vegetais para nutrir o corpo. Aliado a isso, o resort The LifeCo Akra Barut, em Antalya, ensionou-a a incorporar uma maior consciência em todas as facetas da sua vida.

Em entrevista a outra Vogue, a britânica, disse que nunca se tinha sentido tão bem como nesta fase. “O jogador de basquetebol Michael Jordan falou [disto] no seu documentário, sobre como, quando está no campo, está em flow. Ele simplesmente está lá. Na zona. Presente. E é isso que eu sinto. Estou em flow.”