A Câmara de Valongo revelou esta quinta-feira que vai apresentar uma queixa contra desconhecidos após terem sido furtadas esta madrugada fotografias da exposição “A Todo o Vapor — uma Viagem pelas Linhas da Memória”, em Ermesinde.

Em comunicado, a autarquia do distrito do Porto adiantou que “vai desmontar antecipadamente a exposição” depois de na última madrugada terem sido “furtadas cinco telas da mostra patente no espaço público entre a Praça da Estação e o Fórum Cultural de Ermesinde, e que era constituída por 11 estruturas retroiluminadas com 22 fotografias históricas de locomotivas e comboios”.

Inaugurada no âmbito da primeira edição da iniciativa cultural EntreLinhas — Festa do Ferroviário, a exposição ficaria patente até ao dia 18, tal como as restantes exposições ainda em exibição no Fórum Cultural de Ermesinde, informou a autarquia.

“Estamos indignados com este crime que lesa o erário público e lamentamos profundamente que a comunidade fique impedida de usufruir desta magnífica exposição”, reagiu o presidente da câmara, José Manuel Ribeiro, citado pelo comunicado.

Afirmando que a mostra “foi muito acarinhada pela população”, o autarca sublinhou que esta “dava continuidade aos objetivos do evento EntreLinhas — Festa do Ferroviário, não só ao perpetuar a ligação do território e da comunidade à história da ferrovia e dos ferroviários, mas também a atrair e juntar na cidade de Ermesinde a família ferroviária de Portugal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR