Henrique Gouveia e Melo, almirante da Marinha, vai a 7 de setembro ao Brasil a propósito do bicentenário da Independência do país. Em declarações ao jornal O Globo, o antigo coordenador da task-force de vacinação contra a Covid-19, explica que o convite foi feito pela Marinha brasileira.

Além da participação no bicentenário, o objetivo da visita também passará por um recordar do centenário da primeira travessia do Atlântico Sul, feita por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

“As pessoas não percebem: as Marinhas de Portugal e Brasil são irmãs e saíram do mesmo trono”, disse Gouveia e Melo ao jornal O Globo. “Quando houve a retirada de D. João para o Brasil, a Marinha Real subdividiu-se em duas: a que voltou a Portugal depois e aquela que ficou. São ambas descendentes da Marinha antiga, que tem mais de 700 anos.”

De fora destas declarações de Gouveia e Melo ficam os comentários sobre a política brasileira, num momento em que o país está a preparar-se para eleições. “Por uma questão de respeito às instituições, não comento acontecimentos que envolvem estruturas governamentais”, terá afirmado.

Gouveia e Melo em Belém? “Logo se vê o que acontece. Gostava que não me fizessem a mesma pergunta 300 vezes”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR