A presidente da organização não-governamental Transparência e Integridade — Associação Cívica anunciou esta segunda-feira, 5 de setembro, a sua demissão após dois anos no cargo, com efeitos ainda este mês. Susana Coroado declarou, num comunicado aos associados, que esta decisão foi tomada por “motivos profissionais”, avança o jornal Público.

“Novos desafios pessoais e profissionais diminuíram a disponibilidade que tive até ao momento para dedicar tanto tempo à causa do combate à corrupção e à defesa da qualidade de Governo”, adiantou no comunicado, confessando ainda que o cargo é “bastante exigente em termos de tempo”.

Segundo o mesmo jornal, a direção desta associação aponta como sucessor o atual vice-presidente, Nuno Cunha Rolo. Susana Coroado afirmou que o colega se trata de “um associado há vários anos nos órgãos sociais e com uma vasta experiência em matéria de ética na vida pública”.

Na próxima segunda-feira, 12 de setembro, vão realizar-se eleições para o cargo de presidente da organização Transparência e Integridade, além de outros dois lugares na direção e três no conselho fiscal.

Susana Coroado, investigadora académica, especializou-se em políticas de combate à corrupção e foi a terceira presidente eleita da associação. Assumiu o cargo em setembro de 2020, depois de ter sido vice-presidente durante três anos. No comunicado, revela que não sai “com o sentimento de dever cumprido”, pois “muito haveria ainda para combater” na corrupção.

Nuno Cunha Rolo, o novo candidato, é jurista e especialista nas áreas da Administração Pública, das políticas públicas e da boa governação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR