Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram esta quarta-feira que testaram com sucesso um míssil balístico intercontinental (ICBM), uma operação previamente divulgada para evitar um agravamento das tensões com a Rússia em pleno confito ucraniano.

O míssil Minuteman III não armado foi lançado neste dia a partir da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, às 01h13 locais (09h13 em Lisboa), e percorreu cerca de 6.760 quilómetros sobre o Pacífico antes de cair no mar perto do atol de Kwajalein, nas ilhas Marshall, anunciou a Força Aérea norte-americana em comunicado.

“Trata-se de um teste de rotina e de operações periódicas destinadas a demonstrar que o sistema de dissuasão nuclear dos Estados Unidos é seguro, fiável e eficaz”, precisou o comunicado.

“Este género de testes foi efetuado mais de 300 vezes e não está relacionado com os atuais acontecimentos mundiais”, acrescentou a mesma fonte.

Os Estados Unidos notificaram antecipadamente o governo russo”, sublinhou o porta-voz.

Os EUA não anunciam habitualmente os seus testes com mísseis ICBM.

O último teste do Minuteman III, um míssil equipado com uma ogiva e que em contexto de guerra pode transportar uma bomba nuclear, foi adiado por duas ocasiões. Seria efetuado com sucesso em 16 de agosto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Minuteman III, operacional desde há 50 anos, é o único míssil terra-ar do arsenal nuclear dos Estados Unidos desde 2005.

Foi instalado em silos de lançamento e distribuídos por três bases militares norte-americanas no Wyoming, Dakota do Norte e Montana (norte dos Estados Unidos).

Os mísseis Trident, lançados a partir do mar, são transportados por submarinos norte-americanos, enquanto as bombas nucleares são transportadas por bombardeiros estratégicos.

Notícia atualizada às 18h01 do dia 7 de setembro de 2022