Dados partilhados pela EV Volumes confirmam que se mantém a tendência para a desaceleração da venda de novos modelos equipados com motor de combustão, com a gasolina e o gasóleo a perderem terreno para as mecânicas electrificadas. E, mesmo entre estas, os híbridos convencionais viram a procura descer pelo quarto mês consecutivo.

Em contrapartida, os modelos alimentados exclusivamente a bateria (BEV) continuam a crescer em vendas, sendo que em Julho representaram já 10% do mercado. Segundo José Pontes, da EV Volumes, as vendas globais deste tipo de veículos aumentaram, nesse mês, 73% face ao período homólogo do ano anterior, atingindo mais de meio milhão de unidades (a estimativa é de cerca de 556.000 unidades). Já os híbridos plug-in (PHEV) transaccionaram um total de 222.000 viaturas, o que se traduz por um incremento de 36% face a 2021, com uma quota de 4% do mercado.

Feitas as contas, os modelos com baterias recarregáveis reclamaram 14% do mercado, no referido mês, totalizando 778.062 novos registos. Nem mais nem menos que um aumento de 61% face a Julho de 2021 e que deixa a contagem, no acumulado dos primeiros sete meses de 2022, já muito próxima das vendas totais nos 12 meses do ano passado. Isto porque, em 2021, venderam-se 6,5 milhões de BEV e PHEV ligeiros, enquanto os novos registos deste tipo em 2022 alcançaram os 4,9 milhões de unidades (em pouco mais de metade de um ano).

Tesla entrincheirada pelos fabricantes chineses

No maior mercado automóvel a nível mundial, a China, não é de estranhar que os fabricantes locais se imponham no ranking das vendas de BEV e PHEV. Daí que a Tesla surja, precisamente, entre dois colossos asiáticos, nomeadamente a BYD, que lidera no acumulado do ano, e a SAIC-GM-Wulling. Mas o facto de o construtor liderado por Elon Musk se dedicar exclusivamente a BEV e, mesmo assim, conseguir estar na 2.ª posição, sugere que os modelos da Tesla figurarão necessariamente entre os mais procurados globalmente. Os dados da EV Volumes confirmam-no, mas já lá iremos.

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Em Julho, o top 10 dos construtores que mais venderam veículos com baterias recarregáveis não deixa margens para dúvidas quanto ao peso dos chineses. BYD, GAC, SAIC-GM-Wulling, Geely, Chery e Dongfeng deixam apenas umas fenestras para a entrada de construtores bem conhecidos dos consumidores europeus. Às seis chancelas chinesas juntam-se apenas quatro insígnias conhecidas dos europeus. Tesla e Volkswagen que ocupam, respectivamente, o 2.º e o 3.º lugares da tabela com 52.084 e 46.400 unidades, e BMW e Hyundai, nas 8.ª e 10.ª posições. Os alemães entregaram 24.175 veículos, enquanto os sul-coreanos venderam 18.348 BEV e PHEV.

Tesla e Volkswagen batem recordes. O que valem?

O sétimo mês de 2022 foi o primeiro para a Tesla e para a Volkswagen, por diferentes razões. Para a marca norte-americana, porque o Tesla Model Y conseguiu alcançar o seu melhor resultado de sempre no primeiro mês de um trimestre. Para a Volkswagen, porque o ID.4 atraiu 19.035 compradores, registo que nunca antes tinha obtido e que lhe permitiu inclusivamente superar o Tesla Model 3 (17.246 unidades), confirmando a apetência para os SUV em detrimento das berlinas.

Não obstante, o ranking dos 10 modelos mais vendidos em Julho, considerando BEV e PHEV, é uma balança que volta a pender para o lado dos chineses. Ouro, prata e bronze ficam nessa “casa”, na mão do BYD Song, do Wulling Hong Guan Mini EV e do BYD Qin Plus, sendo que os dois modelos da BYD acumulam as vendas de variantes exclusivamente eléctricas e também PHEV. De resto, apenas Tesla e Volkswagen se conseguem intrometer nesta contagem dos 10 modelos mais vendidos em Julho equipados com baterias recarregáveis. O construtor norte-americano coloca o Tesla Model Y na 4.ª posição (29.829 unidades) e o Tesla Model 3 surge em 9.º lugar, antecedido pelo Volkswagen ID.4. Ou seja, há sete emblemas chineses na lista dos BEV e dos PHEV mais procurados em Julho.

Este evidente domínio dos chineses acaba, contudo, por se diluir se considerarmos as vendas no acumulado do ano. Nos primeiros sete meses de 2022, a Tesla consegue impor-se na liderança com o Model Y (344.928 unidades) e com o Model 3, o 3.º modelo recarregável mais vendido globalmente, tendo transaccionado 236.518 unidades. Pelo meio, surge um concorrente chinês que, excepção feita para a bateria, pouco ou nada tem a ver com os rivais norte-americanos. Referimo-nos ao pequeno Wuling Hong Guang Mini EV, que entregou um total de 244.961 unidades, o que o coloca no 2.º lugar da tabela dos BEV e PHEV mais vendidos em todo o mundo. A título de curiosidade, pode ver abaixo como é que este veículo impressiona no capítulo da segurança.

De realçar que, embora o ranking da EV Volumes inclua os PHEV, os três lugares do pódio são ocupados exclusivamente por BEV, com a Tesla a colocar na estrada já perto de 600.000 carros, só entre Model Y e Model 3 que, juntos, geraram 581.446 novas matrículas até Julho. Isto apesar da crise dos semicondutores, dos lockdowns na China por causa da pandemia e apesar da fábrica da Tesla na Alemanha ainda estar aquém do ritmo previsto.

Considerando os 20 modelos com baterias recarregáveis mais vendidos em todo o mundo, sobressaem duas ausências e duas presenças. Da lista não constam nem BMW, nem Mercedes, mas os sul-coreanos da Hyundai e da Kia chegam-se à frente, inclusivamente da Ford. A Volkswagen garante um lugar na primeira metade da tabela com o ID.4. Contudo, o SUV dos alemães ainda está (muito) longe da meta das 500.000 unidades/ano. Confira na fotogaleria de abertura como é que se posicionam cada uma destas marcas entre uma mão-cheia de fabricantes chineses.