Brody conseguiu mesmo dar razão à frase feita sobre a amizade dos cães: foi o melhor dos amigos para Lucy Giles levando-a a descobrir que tinha um problema de saúde grave.

A história passou-se em Didcot, cidade no Reino Unido e está a ajudar a recolher fundos para uma associação de luta contra o cancro. O cão de raça Terra-nova começou a farejar a axila direita da mulher de 45 anos e o que Lucy pensava ser apenas uma chamada de atenção acabou por levar a um diagnóstico indesejável. 

Aconteceu em setembro quando ele [o Brody] começou a cheirar a minha axila direita. Ocorria mais quando eu estava sentada a descansar ou a ver televisão. Primeiro, pensei que ele queria um pouco de atenção e brincadeira, mas decidi que ia prestar atenção visto que ele só me cheirava do lado direito e sempre no mesmo sítio. Uma manhã, quando estava no duche, decidi apalpar a zona debaixo dos meus seios. Foi então que senti algo estranho ali mesmo na axila”, conta Lucy à revista norte-americana Newsweek

Foi quando decidiu ir ao médico e recebeu o diagnóstico: “Disseram-me rapidamente que tinha cancro na mama e que existiam algumas células cancerígenas residuais nos nódulos linfáticos”.

Lucy Giles começou imediatamente a ser tratada com sessões de quimioterapia, antes de se sujeitar a uma mastectomia seguida de radioterapia. Atualmente ainda está a fazer quimioterapia enquanto continua a trabalhar a tempo inteiro. Está profundamente grata a Brody que, como disse ao jornal britânico The Independent, lhe “salvou a vida”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na verdade, confessa Lucy à Newsweek, Brody entrou na sua vida “por alguma razão”. O cão chegou à família em julho de 2021 depois de Ashley, companheiro de Lucy, ter ficado internado no hospital e ligado a uma máquina de suporte de vida durante seis meses com Covid-19. Ashley passou a ser totalmente dependente de Lucy e foi nesse momento que decidiram aumentar a família  — que já contava com dois cães, dois gatos, uma tartaruga e 18 coelhos — e adotar Brody.

Agora, Lucy, uma amiga e Brody procuram angariar fundos para a Cancer Research U.K, associação sem fins lucrativos de luta contra o cancro com a sua história e em “caminhadas de caridade”. Numa publicação de 3 de setembro, no Facebook, a doente onocológica dava conta do montante adquirido para a organização.