O PSD questionou o x se teve conhecimento prévio do encerramento de mais de duas dezenas de balcões da Caixa Geral de Depósitos e como “pretende acautelar as necessidades das populações”.

No requerimento, o PSD refere notícias divulgadas nos últimos dias e que dão nota do encerramento de 23 balcões pela CGD, salientando que “desde 2012 já tinham sido encerradas mais de 300 agências”.

Comissão de Trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos quer que Governo trave encerramento de mais 23 agências

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa pergunta dirigida a Fernando Medina e assinada à cabeça pelo líder parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, os sociais-democratas querem saber se o ministro se pronunciou “direta ou indiretamente, formal ou informalmente, em algum momento” durante este processo.

Foram as autarquias envolvidas ou informadas deste processo? Que conhecimento tem o Ministério sobre os critérios que conduziram à escolha dos balcões a encerrar?”, perguntam ainda.

O PSD quer ainda saber como responde o Governo às acusações dos trabalhadores de que “não foram atempadamente informados sobre o encerramento e que foram notificados em cima da hora para se apresentarem noutros locais de trabalho”.

“Tem conhecimento que a CGD exige às Freguesias o pagamento de 500 euros por mês para a manutenção das ATM nos locais onde outrora existiam balcões?”, questionam.

Finalmente, o PSD quer saber que diligências tomou este Ministério, como representante do acionista Estado, para “acautelar as necessidades das populações e o interesse público”.

No requerimento, o PSD salienta que a CGD “é uma das mais importantes instituições financeiras portuguesas, sendo o respetivo capital social detido pelo acionista único, o Estado português”.

“Os resultados líquidos têm crescido consistentemente nos últimos anos, atingindo 583,6 milhões de euros em 2021, o que assegurou ao Estado a distribuição acumulada de dividendos neste montante (2019-2021)”, referem, por outro lado.

Para o PSD, o Ministério das Finanças “não pode manter-se à margem do que está a acontecer, dado que representa o acionista, por um lado, e, por outro, dada a existência de matéria de interesse público”.

Em comunicado divulgado no passado dia 12 de agosto, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC) revelou que a administração da CGD pretendia encerrar 23 balcões em todo o país, com maior incidência nas regiões de Lisboa e Porto, até final deste mês, não obstante ter registado um “lucro de 486 milhões [de euros] no primeiro semestre de 2022”.