Um dentista foi preso por mutilar deliberadamente pacientes de bairros sociais em Marselha, num esquema lucrativo de procedimentos desnecessários, em que arrancava dentes saudáveis sem motivo médico.

Lionel Guedj, de 41 anos, foi sentenciado a oito anos de prisão, e o seu pai Carnot Guedk, de 70 anos, que trabalhava na clínica em part-time, irá cumprir cinco anos de prisão. O The Guardian adianta que em tribunal foram ouvidos relatos angustiantes de vítimas que marcaram consulta para tratar problemas simples como cáries ou uma coroa solta e acabaram com dezenas de dentes removidos.

O Ministério Público descreveu o esquema que o dentista francês criou para prejudicar pacientes saudáveis de bairros sociais para defraudar o sistema. Desta forma procurava obter o máximo de lucros forçando as vítimas desinformadas e desavisadas a se submeterem a este tipo de procedimentos, mostrando “total desprezo” pela saúde.

O The Guardian adianta que entre 2006 e 2012, Guedj foi acusado de realizar 3.900 canais radiculares em 327 pacientes que não precisavam de tratamento, simplesmente porque queria colocar novas peças de forma a lucrar. Os procedimentos que normalmente levavam 45 minutos a uma hora, nas mãos deste dentista eram realizados em 10 minutos — muitos deles resultando em infeções e danos permanentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesta abordagem “industrial” de rapidez de tratamentos, Guedj tornou-se no dentista com mais lucro da França, faturando até 2,9 milhões de euros em honorários. Com esses rendimentos conseguiu comprar património significativos, arte e carros de luxo.

De forma a se entender a gravidade das ações do dentista, durante seis semanas de julgamento, foram ouvidos suspiros do horror de pobres vulneráveis habitantes que nunca mais conseguiram sorrir. O The Guardian detalha a forma persuasiva que Guedj utilizava para enganar as suas vítimas.

Uma mulher, com 18 anos, decidiu contratar os serviços do dentista para resolver um problema na esmaltação dos dentes. Pouco tempo depois, voltou para casa sem 24 dentes sem sequer desinfetar a raíz. Desde então que sente vergonha de sair de casa. “Tenho dores 24 horas por dia… é uma sensação de querer rastejar e nunca mais sair, nem para trabalhar“, revelou.

Guedj prometia sorrisos como as estrelas de Hollywood. O que os pacientes viam ao espelho estava longe de ser um resultado digno de capa de revista. Outra vítima adianta que o mau hálito permanente da sua boca devido a tantas infeções, fez com que desistisse do seu trabalho numa padaria por ter de falar com outras pessoas.

Este esquema do dentista francês veio prejudicar gravemente a qualidade de vida de muitas vítimas “que sem dinheiro para refazer o sorriso” deixaram de conseguir comer da mesma forma ou de voltar a ter vontade de sorrir.