À chegada ao palácio de Buckingham, o rei Carlos III apertou aos mãos de algumas das milhares de pessoas que o receberam no seu regresso a Londres. Mas uma mulher foi mais ‘atrevida’ e pediu para beijar o novo monarca na bochecha.

Quando o filho da Rainha Isabel II, que morreu esta quinta-feira, parou em frente a Jenny Assiminios, a mulher não conseguiu conter o entusiasmo. “Quando o vi à minha frente não pude acreditar. Disse-lhe ‘posso beijá-lo?’ e ele disse que sim”, contou à CNN.

Ao ser entrevistada pela estação televisiva, Jenny declarou estar “muito feliz” e agradeceu a Deus por deixá-la ver e beijar o novo monarca de Inglaterra que descreveu como sendo “perfeito” e “encantador” — apesar de parecer “triste”. “Eu adoro a família real”, disse a mulher com claro entusiasmo e garantindo que quis confortar o rei, que chora a morte da mãe, a Rainha Isabel II.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Junto ao palácio de Buckingham, o rei Carlos III foi recebido por uma multidão que entoou “God Save the King”. Na chegada oficial à residência oficial do monarca, em Londres, milhares de pessoas saudaram o soberano de 73 anos.

Acompanhado da rainha consorte, Camila, o rei Carlos III aproximou-se da multidão.  De seguida, e pela primeira vez no seu reinado, foi içado o estandarte real no palácio para assinalar a presença do monarca na sua principal residência.

O rei Carlos III atravessou depois o pátio com Camila, a sua mulher, e de seguida entrou no edifício. Mais tarde, pelas 18h00 locais (mesma hora em Lisboa), o filho de Isabel II fez o seu primeiro discurso de monarca e recebeu Liz Truss, primeira-ministra do Reino Unido, antes de ser proclamado oficialmente rei, na manhã desta sábado.