O antigo chefe do Estado-Maior do Exército general Octávio Cerqueira Rocha morreu na quinta-feira, aos 90 anos, informou esta sexta-feira o Exército, que expressou “profunda consternação” e destacou o “ímpeto renovador” do militar.

Numa nota enviada à imprensa, o Exército lamenta o falecimento do general Octávio Gabriel Calderon de Cerqueira Rocha e endereça à família e amigos “as mais sentidas condolências”.

Natural de Lisboa, Cerqueira Rocha nasceu em 1932.

Foi chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) entre 1992 e 1997, tendo ocupado outr.os cargos ao longo da sua carreira militar, entre eles, o de comandante-chefe das Forças Armadas na Madeira, comandante da Zona Militar da Madeira, Quartel-Mestre-General do Exército e vice-chefe do Estado-Maior do Exército.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A nota destaca ainda várias condecorações recebidas pelo general, nomeadamente, “a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis, duas Medalhas de Ouro de Serviços Distintos ou ainda duas medalhas de prata de Serviços Distintos com Palma”.

O Exército está de luto, por ter deixado de contar com um dos seus mais notáveis soldados. A sua vida e o seu legado justificam um profundo reconhecimento e perene respeito pela sua memória, e constituem fator de motivação e orgulho para todos os que servem nesta secular instituição”, lê-se na nota.

Para o ramo, o general “honrou, em todas as circunstâncias, os valores militares e o Exército que devotadamente serviu, afirmando-se pelas suas qualidades de liderança e clarividência, tendo marcado sucessivas gerações pela sua determinação, assim como pela experiência e ímpeto renovador que o distinguiram ao longo de uma ímpar carreira”.

O velório do general está marcado para esta sexta-feira, a partir das 17h00, na capela da Academia Militar, em Lisboa. O funeral será no crematório de Alcabideche, no dia seguinte, a partir das 12h30.