Interessada em propor um modelo espaçoso e desportivo, mais potente e capaz de oferecer tracção às quatro rodas, a BMW começou a desenvolver uma versão mais potente do actual M50. Em vez de um motor por eixo, a marca alemã pretende lançar uma super versão M com um motor por roda, que certamente elevará a potência e permitirá realizar a vistosa manobra que se vê no vídeo de promoção.

O BMW M50 é a berlina eléctrica mais possante da gama da BMW a bateria, equipado com dois motores que totalizam 544 cv, mais 34 cv do que os 510 cv da berlina desportiva M3, com motor 3.0 a gasolina e seis cilindros. O torque também dá vantagem à berlina desportiva a bateria, uma que vez que anuncia 795 Nm, contra 650 Nm do M3 a gasolina, o que se traduz por mais força e a mais baixo regime. Só o peso e a rapidez no reabastecimento não favorecem o M50, que anuncia 2290 kg, mais 435 kg do que o M3 a combustão.

No vídeo de promoção, vê-se um BMW i4, supondo nós que se trate do mencionado super M, a evoluir numa estrada de montanha. A situação torna-se diferente, chamando a atenção quando o BMW camuflado faz um pião sobre si mesmo, uma manobra impossível de ser realizada por um veículo com tracção 4WD. Só se esta for assegurada por quatro motores independentes, que permitam ao super M fazer as rodas do lado direito girar para trás e as duas da esquerda para a frente.

A vantagem de montar quatro motores, em vez de dois, seria a de conseguir igualmente elevar a potência fornecida, pelo que é possível que os fãs da BMW venham a ter em breve um M com uma potência superior aos actuais 544 cv, mesmo que isso obrigue a uma bateria de maior capacidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR