Apoiou o protesto dos camionistas que, no início de 2022, paralisou o país. Esteve do lado dos manifestantes anti-máscaras, que se opuseram às medidas de proteção individual para travar a propagação da pandemia Covid-19. É contra o discurso apelidado de “politicamente correto” e contra os princípios estabelecidos pela “cultura woke”. Pierre Poilievre é o novo “líder populista” do Partido Conservador do Canadá: o parlamentar de 43 anos venceu por larga maioria a primeira volta das eleições do maior partido da oposição na madrugada de sábado, 11 de setembro — e, assim, prevê-se que possa vir a ser o principal oponente do atual primeiro-ministro e líder Liberal, Justin Trudeau, na eleições canadianas de 2025.

“Começa hoje a viagem para substituir um governo antigo que vos custa mais do que aquilo que vos dá, por um Governo novo, que vos põe em primeiro lugar — no vosso ordenado, na vossa reforma, a vossa casa, no vosso país”, disse, no discurso de vitória, citado pela Reuters. Na corrida à liderança do partido, o principal rival de Poilievre era Jean Charest, antigo primeiro-ministro do Quebec. 

Pouco depois de celebrar o 25.º aniversário, em 2004, Pierre Poilievre chegou ao Parlamento do Canadá. Desde então, tem vindo a desempenhar vários cargos políticos: deputado desde 2004, serviu como ministro das Reformas Democráticas e ministro do Emprego, de 2013 a 2015,  no Governo de Stephen Harper, tendo sido ainda, entre 2017 e 2022, ministro-sombra [parte do governo sombra, que no Canadá é formado pelo principal partido da oposição] do Emprego e das Finanças.

Poilievre tem-se destacado pelas críticas feitas à governação de Trudeau e ao establishment, que acusa de ter enfraquecido a liberdade individual dos cidadãos após sete anos de governação. É conhecido pelo seu discurso populista, muitas vezes difundido pelas redes sociais: esteve do lado dos camionistas nos protestos que paralisaram o país no início de 2022 (a que se juntaram grupos anti-vacinas e de supremacistas brancos), apoiou as manifestações anti-máscara durante a pandemia e quer acabar com o discurso que descreve como “politicamente correto” nas universidades do país.

As celebrações do novo líder do partido Conservador foram mais discretas do que o planeado, por respeito à Rainha Isabel II, que morreu na passada quinta-feira, 8 de setembro. Como país membro da Commonwealth, o Canadá já proclamou Carlos III como novo rei numa cerimónia oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR