O CEO da Ford, Jim Farley, quer convencer os seus concessionários a cortar nas margens de comercialização dos veículos eléctricos. E não é pouco, tudo para conseguir aproximar-se dos valores de venda ao público praticados pela Tesla. A nova estratégia será apresentada aos dealers esta semana, durante um encontro em Las Vegas.

Para Farley, a Ford tem realizado um grande esforço para reduzir os custos dos seus modelos a bateria, mas considera que ainda estão longe do líder do mercado, tanto nos EUA como na Europa. De acordo com as contas do CEO, será necessário baixar mais 2000 dólares por veículo para que os seus modelos, como o Mustang Mach-E, se aproximem de propostas como o Model Y da Tesla.

Este valor de 2000 dólares, cerca de 2000€, já tinha sido apresentado anteriormente aos analistas, mais precisamente em Julho, de acordo com o Automotive News. Para esta meta ser exequível, teriam de ser fortemente reduzidos os investimentos dos concessionários em temas relacionados com os veículos eléctricos, como por exemplo suportar os custos da aquisição e montagem de carregadores para os modelos a bateria, que poderão atingir meio milhão de dólares.

Seria mais fácil a Ford impor esta redução, para se tornar mais competitiva face à Tesla, se também os seus dealers fossem integralmente sua propriedade, tanto as áreas de exposição, como as oficinas de manutenção, como acontece na sua rival. Mas investir numa rede de distribuição e manutenção próprias, em vez de delegar em empresas exteriores à marca, levaria a Ford a ter de despender ainda mais, o que tornaria mais difícil baixar os custos totais. Já para não falar na construção de uma rede de postos de carga, também ela extremamente dispendiosa, mas muito útil para os clientes da marca, bem como para conseguir que mais clientes adiram à mobilidade eléctrica.

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