Três pessoas foram detidas entre domingo e esta segunda-feira por perturbarem as cerimónias fúnebres de Isabel II, confirmou a polícia escocesa à agência Reuters. A monarca morreu quinta-feira à tarde, no castelo de Balmoral, na Escócia, aos 96 anos. O caixão com o corpo da rainha foi transportado para o Palácio de Holyrood, a residência oficial do monarca na Escócia, e esta segunda-feira levado para a Catedral de Santo Egídio, no centro histórico de Edimburgo. Carlos III e os irmãos acompanharam a pé a procissão ao longo da Royal Mile.

Uma mulher de 22 anos foi detida no domingo junto à Catedral de Santo Egídio, de acordo com o Channel 4. A mulher, que segurava um cartaz anti-monarquia, foi acusada de perturbar a paz e será presente a tribunal. A perturbação de paz é um termo legal utilizado no Reino Unido e em países de língua inglesa e é uma forma de conduta desordeira.

Um homem de 74 anos foi detido no mesmo dia, junto ao Palácio de Holyrood, e acusado do mesmo crime.

Uma terceira detenção ocorreu esta segunda-feira à tarde, quando o caixão de Isabel II era transportado para a Catedral de Santo Egídio, onde ficará 24 horas. O homem de 22 anos foi detido após gritar o nome do príncipe André, que integrou o cortejo juntamente com os irmãos. Segundo a Sky News, o indivíduo terá gritado “velho doente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um vídeo divulgado pelo sub-editor da revista Holyrood no Twitter mostra o momento em que o indivíduo foi agarrado por dois membros do público antes de ser levado pela polícia. A polícia escocesa confirmou à Sky News que o indivíduo foi igualmente acusado de perturbar a paz.