A Polícia Judiciária e o FBI desmantelaram em Portugal um servidor informático que alojava um website denominado de “WT1SHOP”, que suportava um esquema criminoso para a compra e venda de dados e informações pessoais, anunciaram esta terça-feira as forças de segurança.

O site em causa disponibilizava, ilicitamente, cerca de 6 milhões de dados e informações de identificação pessoal, nomeadamente dados de passaportes, cartas de condução digitalizadas, contas bancárias, cartões de crédito e credenciais de acessos a diversos websites e serviços; (instituições financeiras, contas de e-mail, contas de PayPal, cartões de identificação, acessos remotos a computadores e servidores)”, disse a Polícia Judiciária, em comunicado.

O dados eram obtidos através do “acesso ilegítimo, intrusão e captura de credenciais” de milhões de utilizadores de internet e plataformas online. “Nicolai Colesnicov, de 36 anos, da República da Moldávia, é o “operador” do mercado online, segundo o FBI também em comunicado.

As autoridades do EUA procederam “simultaneamente à apreensão de mais quatro domínios utilizados pelo website WT1SHOP:  wt1shop.net, wt1store.cc, wt1store.com, e wt1store.net”.

A PJ revela ainda que a este “repositório de dados” estava associado um “fórum com mais de 100.000 utilizadores registados, que usando mecanismos de pagamento suportados em moedas virtuais, compravam e vendiam todo o tipo de dados pessoais referidos, gerando receitas na ordem dos 4 milhões de dólares” (praticamente o mesmo em euros).

Colesnicov é acusado de “conspiração e tráfico em dispositivos de acesso não autorizados” e, caso seja condenado, enfrenta uma “pena máxima de 10 anos” de prisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR