A norte-americana Pieper Lewis, que terá sido violada aos 15 anos e acabou por matar o seu violador, com 30 facadas, está a ser obrigada pelo tribunal a pagar uma indemnização à família do homem que a agrediu sexualmente. Um antigo professor da jovem criou uma angariação de fundos online para a ajudar a pagar a indemnização.

A decisão foi esta terça-feira tomada por um tribunal do estado de Iowa, nos Estados Unidos da América, que já tinha condenado a jovem a cumprir 20 anos de prisão por homicídio voluntário de Zachary Brooks. A sentença foi agora revertida mas, além dos cinco anos de pena suspensa, Pieper terá de pagar uma indemnização de 150 mil dólares ao homem que a violou quando esta tinha 15 anos.

David M. Porter, juiz do distrito de Polk County, refere que “o tribunal não tem outra opção” senão aplicar esta pena.

Foi criada uma angariação de fundos na página GoFundMe, que rapidamente conseguiu juntar os 150 mil dólares necessários para pagar a indemnização, conta o The Guardian. A angariação foi lançada por um antigo professor de Pieper Lewis, Leland Schipper, que se disse “muito feliz por ajudar a retirar este fardo de cima de Pieper”: “Uma criança que foi violada em circunstância alguma deve ficar a dever dinheiro ao violador”.

O crime aconteceu em junho de 2020 em Des Moines, no Iowa, quando a adolescente matou Zachary, de 35, justificando-se às autoridades dizendo que o homem a tinha violado sucessivas vezes. À época dos acontecimentos, Pieper vivia na rua — depois de problemas com a mãe adotiva — e diz que foi raptada por um grupo de homens para tráfico sexual, acusando Brooks de estar envolvido.

“As minhas intenções nesse dia não eram sair à rua e tirar a vida de alguém. Na minha cabeça, eu não estava segura e senti-me em perigo – o que resultou nestes atos”, disse Pieper no julgamento citado pelo The Guardian. O tribunal determinou que Zachary, quando foi morto, não representava um perigo para a jovem que admitiu ter praticado os crimes durante um ataque de raiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR