A Polícia Judiciária (PJ) alertou, esta quinta-feira, para um esquema de “phishing” que usa abusivamente os logótipos desta força de segurança e da Interpol, bem como o nome do Diretor Nacional da PJ e outras entidades ligadas à justiça. A imagem, com uma mensagem falsa, “circula na internet e em várias plataformas de correio eletrónico”.

Esta mensagem é falsa, está inserida numa campanha de phishing e constitui uma quebra de segurança para os utilizadores da Internet e do correio eletrónico”, disse a PJ, esta quinta-feira, em comunicado enviado às redações.

O “único propósito de acesso ilegítimo é a captura de dados pessoais das vítimas“, através da intrusão pela infeção com vírus ou software malicioso (malware), que pode ocorrer em qualquer sistema informático (PC, Tablet ou Telemóvel)”.

mail falso surge com a assinatura do Diretor Nacional da Polícia Judiciária

Email falso surge com a assinatura do Diretor Nacional da Polícia Judiciária

A força de segurança aconselha os destinatários do email fraudulento a “não executar os comandos que a mensagem proponha, a bloquear imediatamente o remetente, a reportar o spam e apagá-la”. Não devem também “clicar em links dela constantes ou abrir qualquer anexo remetido com este tipo de emails”.

A Polícia Judiciária garante ainda estar a desenvolver “diligências para identificar a origem e autoria deste tipo de mensagens”, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR