A S&P Global Ratings melhorou o ‘rating’ de longo prazo do BCP para ‘BB+’, mantendo o ‘outlook’ (perspetiva) estável, anunciou esta sexta-feira o banco.

“Esta subida reflete o recente ‘upgrade’ [melhoria] do ‘rating’ soberano, bem como a melhoria do perfil de risco de crédito em função da redução de 40% dos NPE [exposições não produtivas] de 2019 e o facto de ser expetável que as incertezas da situação na Polónia tenham um impacto gerível ao nível da capitalização do Banco”, lê-se no comunicado enviado pelo BCP à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O ‘outlook’ “reflete a solidez da franquia de retalho do Banco que deverá permitir o reforço da rendibilidade doméstica”, refere ainda o banco.

Esta sexta-feira, também o BPI comunicou ao mercado que a agência de notação financeira S&P Global Ratings melhorou o ‘rating’ da dívida de longo prazo do banco, de BBB para BBB+, uma subida de um nível na escala de grau de investimento.

No dia 9 de setembro, a S&P subiu o ‘rating’ da dívida soberana portuguesa de ‘BBB’ para ‘BBB+’, com perspetiva estável.

O ‘rating’ é uma avaliação atribuída pelas agências de notação financeira, com grande impacto para o financiamento dos países e das empresas, uma vez que avalia o risco de crédito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR