A agência de notação financeira S&P Global Ratings melhorou o ‘rating’ da dívida de longo prazo do BPI, de BBB para BBB+, uma subida de um nível na escala de grau de investimento, anunciou esta sexta-feira o banco.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco acrescenta que a agência reafirmou o ‘rating’ da dívida de curto prazo de ‘A-2’ e que o ‘outlook’ (perspetiva) para a notação de ‘rating’ é estável.

“Esta subida reflete o ‘upgrade’ [melhoria] do ‘rating’ do soberano recentemente anunciado e uma melhoria da avaliação intrínseca (‘stand-alone credit profile’) do Banco BPI, de bb+ para bbb-, suportada pela revisão dos fatores de capital e rentabilidade”, lê-se no comunicado.

No dia 09 de setembro, a S&P subiu o ‘rating’ da dívida soberana portuguesa de ‘BBB’ para ‘BBB+’, com perspetiva estável.

O ‘rating’ é uma avaliação atribuída pelas agências de notação financeira, com grande impacto para o financiamento dos países e das empresas, uma vez que avalia o risco de crédito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR