A camisola utilizada por Michael Jordan no último jogo pelos Chicago Bulls foi vendida a um preço milionário: 10,1 milhões de dólares (sensivelmente o mesmo valor em euros) tornou-a na venda mais cara da história do desporto.

A partida em questão aconteceu a 14 de junho de 1998, o conhecido Jogo 6 da Final de 98, em que os Bulls e os Utah Jazz jogaram em Salt Lake City onde a equipa da casa saiu derrotada. O basquetebolista norte-americano ganhou nesse dia o sexto título da sua carreira, com um lançamento nos últimos cinco segundos de jogo que garantiu a vitória por 86-87 — e o triunfo dos Bulls na série por 4-2 — à equipa de Chicago.

“Esta época [1998] foi o seu magnum opus enquanto atleta, testou-o enquanto campeão e competidor. As finais que Jordan jogou são poucas mas sem dúvida que a de 1998 foi a mais marcante de todas elas”, diz ao The Guardian Brahm Wachter, diretor da Sotheby — um mercado luxuoso de peças artísticas.

A camisola agora com 25 anos foi vendido num leilão aberto pela Sotheby que foi alvo de licitações mas não apenas pelos fãs de basquetebol ou do jogador norte-americano. Colecionadores estavam também interessados:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na semana em que anunciámos o leilão, era notória a excitação não apenas dos fãs do desporto, mas também de colecionadores que querem ter um pedaço da história. Ao atingir este resultado recorde, que teve cerca de 20 licitações, Michael Jordan solidifica a sua imagem como o GOAT, provando que o seu nome e o seu legado incomparável são tão relevantes como há quase 25 anos”, comenta Wachter sobre o leilão milionário

Este não é o primeiro leilão de artigos desportivos a atingir valores tão elevados. Em maio, a camisola usada por Diego Maradona durante o jogo em que ficou conhecido por “mão de Deus” foi leiloada por 8,8 milhões de euros. Mais recentemente, no mês de agosto, o cromo do jogador de basebol Mickey Mantle foi leiloado por 12,6 milhões de dólares.

Lendária camisola da “mão de Deus” de Maradona leiloada por um recorde de 8,8 milhões de euros