O exército somali, que intensificou os seus combates contra o grupo extremista islâmico do Al-Shabab no último mês, matou esta madrugada mais de 30 membros suspeitos do grupo no centro do país, informou este sábado o Governo somali.

“Mais de 30 membros do Al-Shabab foram mortos pelo exército somali na zona de Aborey, no leste do distrito de Bulobure, e na região de Hiran (centro)”, informou o Ministério da Informação da Somália através de um comunicado.

Segundo a declaração, a operação militar começou por volta das 14h00 horas locais (00h00 em Portugal).

A zona de Aborey, que até há pouco tempo permanecia sob o controlo do Al-Shabab, era um importante centro de operações do grupo extremista armado, que a partir dali se deslocava para o leste e outras partes do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, declarou uma “guerra total” contra o Al-Shabab em 23 de agosto, comprometendo-se a “eliminar” o grupo, depois de este ter tomado o popular hotel Mogadíscio durante 30 horas e matado 21 pessoas.

No domingo passado, o Governo somali informou que “mais de 100” elementos do Al-Shabab foram mortos em operações antiterroristas recentes em várias partes do país, anunciando que tinha tomado o controlo de mais de 20 locais em Galmudug (centro), Hirshabelle (sul) e Sudoeste (sul), até então sob o domínio dos terroristas.

O Al-Shabab, um grupo filiado desde 2012 na Al Qaeda, realiza ataques terroristas frequentes na capital somali, Mogadíscio, e em outras partes da Somália, com o objetivo de derrubar o governo central e estabelecer um estado islâmico.

Explosão reivindicada pelo Al-Shabab faz cinco mortos na Somália

O grupo controla partes da Somália, especialmente zonas rurais no centro e sul, e tem protagonizado ataques a vários países vizinhos, incluindo o Quénia e a Etiópia.