Um resort na Arábia Saudita poderá vir a servir álcool aos seus visitantes, apesar do mesmo ser proibido no país. O The Wall Street Journal revelou que, nas imagens do projeto, pode ver-se um empregado de bar com garrafas de conhecidas marcas de vodka, whiskey e vinho ao mesmo tempo que se vêm pessoas sentadas em mesas redondas a beber champanhe e comer bolos.

Na Arábia Saudita, reinada por Salman bin Abdulaziz Al Saud, o fabrico, venda e consumo de álcool são punidos com multas elevadas, penas de prisão ou mesmo 500 chicoteadas. Esta proibição tem uma vertente religiosa visto que no Alcorão, — o livro sagrado dos muçulmanos — o consumo de bebidas alcoólicas é visto como um comportamento errado.

Outro desafio para os costumes do país são também as imagens onde se podem ver homens e mulheres em fatos de banho — uma imagem muito rara dentro do país — enquanto mergulham em piscinas infinitas.

A possibilidade ainda não foi esclarecida por nenhuma das partes. O governo saudita mantém a sua posição sobre o que são as leis do país e, quando questionada sobre a venda de bebidas, a ministra adjunta do turismo do reino foi taxativa: “vamos continuar com as nossas leis atuais”. Em simultâneo, Andrew McEvoy — diretor do novo resort de Aqaba — refere que as leis do projeto vão corresponder “às ambições daqueles que estamos a tentar atrair para trabalhar e viver aqui” e que “o álcool definitivamente não está fora de questão”.

A medida que desafia os padrões culturais sauditas está prevista para o resort de praia The Line — no complexo turístico de Neom — no Golfo de Aqaba no Mar Vermelho que banha o oeste do território árabe. No comunicado de imprensa divulgado no site da estação turística, que prevê a inauguração para 2023, pode ler-se que a cidade é “uma revolução civilizacional que coloca os humanos em primeiro lugar, fornecendo uma inédita experiência de vida urbana enquanto se está rodeado pela natureza”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR